quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Nova gestão, novos horizontes!

No mês de julho foi nomeada a gestão provisória da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp (FCF-Unicamp), que dará início às suas organizações administrativas.. A gestão é composta pelo Profº. Dr. João Ernesto de Carvalho, diretor pro-tempore; Profª. Drª. Célia Regina Garlipp, diretora associada; Profª.Drª. Wanda Almeida, coordenadora de graduação; Profª.Drª. Patrícia Moriel, coordenadora associada e graduação.

O CAFARMA realizou uma entrevista com os membros desta gestão, que foi publicada na edição nº13 da BULA, e que você pode conferir na íntegra aqui no blog!

A Profª. Drª. Célia Regina Garlipp, diretora associada, também comentou um pouco da sua formação acadêmica e as expectativas para a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

Confira a entrevista com os outros membros da gestão:
Profº. Drº. João Ernesto de Carvalho
Prof.ª Dr.ª Wanda Almeida
Profª Drª. Patrícia Moriel


Formação Acadêmica

(1974) - Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara (atual Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP). 

Na graduação optei pela especialização em Análises Clínicas e, logo depois de minha formatura (12/1974) fui contratada (04/1975) para trabalhar no Laboratório de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP cujas instalações à época, situavam-se no Centro da Cidade de Campinas. Entre 1980 e 1987, fiz mestrado e doutorado na Unicamp sempre trabalhando no Laboratório onde também tinha a responsabilidade de assumir plantões noturnos e de finais de semana. Como formação complementar obtive MBA – Pós Graduação Especialização em Gerência de Saúde – pela Fundação Getúlio Vargas (2003 a 2005). Minha contratação docente ocorreu em 1978 quando já era responsável pela área de Urinálise do Laboratório e, em 1982 assumi como Docente responsável o Serviço de Líquidos Biológicos da Divisão de Patologia Clínica do Hospital de Clínicas da UNICAMP, responsabilidade essa que exerço até o momento.

Em 2003, fui promovida por mérito a Professor Associado (MS-5). Sempre exerci minhas funções junto ao Laboratório de Patologia Clínica e, durante todo esse tempo assumi, paralelamente às minhas funções docentes, vários cargos administrativos entre eles: Chefe do Departamento de Patologia Clínica (1988-1990; 2012-2014); Coordenadora da Divisão de Patologia Clínica (1990-1997; 2000-2002). A Divisão de Patologia Clínica foi criada durante minha primeira gestão como Chefe de Departamento e, embora seja uma Área de Apoio Diagnóstico do Hospital de Clínicas, é também Coordenada pelo Departamento de Patologia Clínica.

No período de 1997 a 2000 fui Diretora da Área de Apoio Médico do Hospital das Clínicas/ UNICAMP, cargo esse escolhido pelo Superintendente do Hospital. Destaco também outras funções como: Membro do Conselho Técnico-Científico e da Coordenadoria Executiva do Centro de Controle de Intoxicações (CCI) da FCM/UNICAMP (1986 até a presente data); Sub Coordenadora Executiva do Centro de Controle de Intoxicações - CCI da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (2002-2004 e 2004-2006); Membro Titular do Conselho Executivo de Administração e Membro do Conselho Superior do Hospital de Clínicas da Unicamp (2012-2014); Supervisor do Programa de Aprimoramento em Laboratório Clínico e Supervisor Associado do Programa de Aprimoramento em Patologia Clínica. Todas essas atividades sempre estiveram associadas à minha atuação em Análises Clínicas. 

Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF)

A criação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas é uma vitória que deve ser creditada ao esforço de todos aqueles que vêm se dedicando intensamente ao Curso de Graduação em Farmácia desde sua criação e, é um caminho natural para que essa importante área da Saúde consolide-se como uma Unidade da Universidade, estabeleça suas próprias estruturas administrativas, implantando e fortalecendo as comissões de pós-graduação, pesquisa e extensão. Do ponto de vista administrativo há muito para ser feito e sabemos que toda essa nova organização não se estrutura imediatamente. Em relação a esse aspecto vale ressaltar o apoio incondicional da Reitoria da Unicamp, que tem nos auxiliado em todas as nossas necessidades. 

Dentro dessa nova realidade, é fundamental a manutenção da qualidade do Curso de Farmácia e nisso vimos trabalhando intensamente junto a Comissão de Graduação para não só dar continuidade ao Programa do Curso e aprimorá-lo através da correção e identificação pontual de diferentes demandas, mas também no sentido de planejar adequadamente a contratação de novos professores. 

Outro aspecto onde devemos atuar intensamente é o relacionado com a construção das novas instalações da Faculdade de Ciências Farmacêuticas sendo que já foi criada uma comissão de acompanhamento das futuras obras. 

Na qualidade de Diretor Associado, minha função é bastante abrangente, pois implica em atuar junto ao Diretor da Faculdade auxiliando-o e substituindo-o, quando necessário, em todas as áreas da administração da Faculdade. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário